Aprenda a criar post relacionados no wordpress com plugin e sem plugin

Atualmente tenho visto bastante pessoas / empresas que trabalham com otimização de sites, no entanto, elas falam de técnicas avançadas de seo e esquecem de fazer o básico.

Uma forma de melhorar “esse básico” seria trabalhando a linkagem interna do site e para fazê-la bastaria utilizar os posts relacionados. No wordpress podemos realizá-lo de duas formas com plugins e sem plugins, particularmente prefiro a última opção.

Vantagens de utilizar os post relacionados

Os post relacionados  induzem o leitor a ficar mais tempo no site, quando ele gosta do conteúdo que está lendo e no final da página o usuário encontra  outros conteúdos relacionado ao tema  ele vai acabar clicando para ler o outro post. Com isso você possibilita o leitor a conhecer mais sobre o seu site. Lembre-se que ele pode ter vindo pelo  a busca orgânica ou outro canal e nunca ter acessado o seu site, com isso ele pode não conhecer sobre os temas que você aborda. Dessa forma, é importante você oferecer mais conteúdo para ele.

Posts relacionados com plugin no wordpres

Yet Another Related Posts Plugin – Este plugin faz algumas seleções no banco de dados do wordpress, analisando cada postagem e categoria encontramos os posts relacionados, feito isso ela passa a exibir automaticamente ao final de cada post (temos a possibilidade de personalizar o local) uma lista(com ou sem foto) dos posts que o usuário pode se interessar. O yet another related posts Plugin possui uma configuração bem simples e além disso e um dos plugins mais utilizados.

Post relacionados sem plugin no wordpress

Outra forma de fazer os posts relacionados no wordpress seria via programação, como sabemos o wordpress é baseado em php. Para extrair os posts relacionados precisamos saber qual categoria estamos e logo após fazer uma seleção no banco de dados e buscar os posts relacionado com o atual, você pode fazer esse relacionamento via categorias, tags e outros, com isso o código ficaria assim:

Observação: Inclui esse script na página single.php

<?php

/**

* @showposts (quantidade de posts relacionados)

*/
$tags = wp_get_post_tags($post->ID);

if ($tags) {

echo 'Aprendendo a fazer posts relacionados no wordpress sem plugin';

$first_tag = $tags[0]->term_id;

$args=array(

'tag__in’' => array($first_tag),

'post__not_in' => array($post->ID),

'showposts'=>5,

'caller_get_posts'=>1

);

$pr_query = new WP_Query($args);

if( $pr_query->have_posts() ) {

while ($pr_query->have_posts()) : $pr_query->the_post(); ?>

<p><a href="<?php the_permalink() ?>" rel="bookmark" title="Link Permanente para <?php the_title_attribute(); ?>"><?php the_title(); ?></a></p>

<?php

endwhile;

}else{

echo 'Nenhum post relacionados foi encontrado :(';

}

}

?>

No script acima fiz alguns comentários em php, em alguns itens que achei importante ser mencionado, como no caso do showposts que é a quantidade de posts relacionados, basta atualizar o seu site e verificar como está o seu post relacionado. Lembrando que você pode personalizar os posts via css , adequado ao layout do site.

5 thoughts on “Aprenda a criar post relacionados no wordpress com plugin e sem plugin

  1. Muito bacana esse artigo de post relacionados no wordpress, acho muito bom o nosso querido wordpress!

    Abraços

  2. Muito bom o post amigo!

    Eu prefiro utilizar o post relacionados no wordpress com plugin pois como sou design para mim fica mais fácil implementar com o plugin.
    Abs

  3. Com certeza, inserindo posts relacionados pode proporcionar que o visitante fique mais tempo no blog e diminua a taxa de rejeição do mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>